Contando cliques do seu site com Google Analytics

Já faz um tempo que tenho quebrado a cabeça tentando bolar uma forma de saber o padrão de navegação dentro do meu site pessoal.

Até então, só conhecia a capacidade do Analytics de mostrar o número de acessos da minha página tinha como um todo. Porém, como resolvi construir o site de forma dinâmica (usando JavaScript) ficava sem saber por que partes do site os leitores navegavam.

Mas isso foi até eu descobrir o acompanhamento de eventos do Analytics. Acompanhado eventos consigo saber quantas vezes um leitor clicou em um botão específico ou um grupo de botões.

A contagem dos eventos é feita pelo comando:

_gaq.push(['_trackEvent', 'Categoria', 'Ação', 'Marcador', 'Valor']);

Esse comando informa ao Analytics a ocorrência de um evento, bem como a categoria, a ação realizada, um marcador (opcional) e um valor (opcional). Maiores informações sobre o comando podem ser encontrados no guia do EventTracker

Pra quem usa JavaScript na página como eu, é só inserir essa linha na função de tratamento dos botões. Pra quem não usa é só incluir esse código no atributo onClick dos links. Vale lembrar que o script de acompanhamento (que o Analytics gera pra você ao cadastrar uma nova página) deve estar incluído em sua página.

Depois de feita a mágica é só acompanhar os cliques do seus leitores no menu Conteúdo > Acompanhamento de Eventos no relatório da sua página.
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8 dicas para aproveitar um Startup Meetup

Posted: 18 Apr 2011 09:24 AM PDT


No último dia 29/03 aconteceu o segundo Startup MeetUp no Rio de Janeiro. Os empreendedores compareceram em massa e a interação foi muito boa, o encontro foi ótimo! Um evento como esse proporciona boas oportunidades para conhecer empreendedores e investidores, melhorar o networking, compartilhar ideias, receber sugestões, criar novos laços etc – a lista é longa. Pensando nisso, decidi compilar algumas dicas para você aproveitar todo o potencial que um evento desse tipo oferece.
Não fique sentado

Chegou do trabalho, está muito cansado, quer sentar para descansar e tomar uma bebida, certo? Errado, não faça isso! Sentado numa mesa você está com uma postura totalmente defensiva que afasta as pessoas; o máximo que conseguirá é conversar com as outras três pessoas da sua mesa. Para piorar, as mesas geralmente ficam no canto do salão, deixando você ainda mais isolado do turbilhão que está acontecendo no centro. Levante-se e vá para onde as coisas estão acontecendo!
Não converse com seus amigos

Você sai de casa, ou do trabalho, para um evento cheio de pessoas interessantes para ficar conversando com seus amigos que encontra todos os dias? Por favor, aproveite melhor seu tempo, não faça isso. Se for ao evento com amigos, faça um acordo de não se falarem durante todo o evento; será sua melhor decisão.
Movimente-se

Seu objetivo no evento também é conhecer novas pessoas e ampliar seu networking, portanto agora que você já está de pé, movimente-se. Evite ficar conversando com as mesmas pessoas; saia da sua segunda zona de conforto e transite por todas as rodinhas de bate-papo.
Utilize uma etiqueta com seu nome

Poucas pessoas tem memória fotográfica, portanto facilite a vida dos outros e use uma etiqueta com seu nome. Numa conversa é muito ruim ficar, a todo momento, perguntando o nome da pessoa.
Apresente-se e tenha seu pitch na ponta da língua

Lembre-se que todos estão no evento com uma predisposição para conhecer novas pessoas, portanto não preocupe-se muito em interromper uma rodinha de conversa para apresentar-se, mas tenha bom senso. Nessa apresentação não é para falar seu mini-currículo, apenas o seu nome já é um bom começo. Nesse momento você deve ter o seu pitch na ponta da língua, porque quase sempre será questionado sobre o que faz; de novo: não é para contar a história da sua vida. Se você vai ao evento especificamente para falar com um investidor uma dica importante é calibrar o pitch várias vezes com outros empreendedores antes de fazer a abordagem.
Agregue conteúdo

Ao participar de uma conversa procure agregar conteúdo, novas informações, ideias, opiniões, sugestões etc. O importante é não assumir uma postura totalmente passiva apenas ouvindo e balançando a cabeça. Contribua com a discussão, você sempre tem algo para acrescentar.
Fale, mas também saiba ouvir

Quando você estiver conversando com outros empreendedores é possível que fique empolgado ao ver boas ideias e sugestões surgindo bem na sua frente, mas cuidado para essa empolgação não transformá-lo num grande chato. Mostrar interesse e saber ouvir o que os outros estão falando é um sinal de respeito, exercite essa habilidade também.
Não preocupe-se demais

Por favor, não imprima essas dicas para levar no dia do evento; também não é preciso decorá-las. Essas dicas servem principalmente para você identificar pontos onde precisa melhorar para conseguir aproveitar mais o evento. Porém não preocupe-se demais sobre como deve agir ou falar, seja você mesmo e divirta-se.

Fonte: Blog do Rafael Carvalho

Você tem alguma dica que eu não mencionei? Compartilhe!

Comentários

  1. Acredito que se agente vai para um evento, seja para abordar uma temática. Então, o ideal é que você tenha pelo menos um conhecimento básico sobre o tema.

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  2. O fato de fazer uma abordagem não é só saber o tema mais também ter alto "vinculo" com o tema para ter como motivar que estiver a ouvir o que se estar abordando.

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