PERFIL : Marcelo Silva


Fizemos a entrevista dessa vez com o professor da UESPI, Técnico do Núcleo de tecnologia Educacional da 1ª Gerencia Regional do governo do estado do Piauí e gerente de suporte na Prefeitura Municipal de Parnaíba, o professor Marcelo Silva.
Nessa entrevista abordamos como se dá sua profissão, seus interesses para o futuro e ele faz um convite para nossos leitores participarem dos cursos da NTE04 que são gratuitos.

Acompanhe a entrevista abaixo na íntegra.





TI-9 - Qual sua formação acadêmica? E como se deu sua trajetória profissional?
Marcelo Silva - Sou Licenciado em computação e especialista em informática educativa. Minha vida na área informática começou quase sem querer, uma indecisão me fez escolher pelo curso de licenciatura em computação na Uespi.
 
TI-9 - Como você decidiu pela área?
Marcelo Silva - Fiquei entre matemática e computação, escolhi computação porque gostava de descobrir as coisas, gostava de explorar o novo.
 
TI-9 - Qual o seu cargo e função na(s) empresa(s) onde trabalha?
Marcelo Silva - Hoje sou professor e Técnico do Núcleo de tecnologia Educacional da 1ª Gerencia Regional do governo do estado do Piauí, sou professor da UESPI e também trabalho como gerente de suporte na Prefeitura de Parnaíba.
 
TI-9 - Como é sua rotina? Quais os maiores desafios que já encontrou?
Marcelo Silva - Minha rotina é começar as 7 na prefeitura, sair as 13 horas e entrar as 14 no NTE, a noite tenho aula na Uespi e depois das 23 horas é a hora que tenho para estudar e planejar minhas aulas.
Desde antes de minha vida acadêmica tive bastantes dificuldades, começando pelo vestibular onde eu como aluno que toda vida estudou em escola pública e que nunca teve chances de ter livros ou oportunidade de freqüentar um cursinho preparatório devido às condições de meu pai que é pedreiro e de minha mãe que é dona de casa e que nunca tiveram como me ajudar nos estudos, mas mesmo assim nunca desistir e corria atrás de livros emprestados para poder estudar pro vestibular. Graças a Deus eu consegui entrar na universidade como sendo o único aluno da escola pública que estudava, juntando os três turnos, a ter passado no vestibular no ano de 2001. Durante o curso era um sofrimento só, sem estrutura no laboratório da universidade eu ficava indo pra casa de amigos pra poder usar um computador, pois minha família não tinha como comprar um pra mim.
Durante minha vida como professor que iniciou em 2001 como professor de física do estado, tinha dia que eu saia às 13 horas da prefeitura e entrava no colégio as 13:10 para dar aula, chegava em casa as 17 horas pra almoçar. Dificuldades também apareceram durante minha vida como professor universitário, mas sempre procurei superá-las de uma maneira íntegra.
 
TI-9 - Quais os segmentos mais promissores dentro da Tecnologia da Informação?
Marcelo Silva - Pesquisas mostram que a área de projetos envolvendo informática cresce cada vez mais proporcionando um mercado de trabalho bastante extenso pra quem tem qualificação na área.
 
TI-9 - Qual a importância dos cursos e constantes especializações para os profissionais da sua área?
Marcelo Silva - As qualificações são de uma importância sem medida para toda e qualquer área profissional, maior ainda pra quem é engajado na área de informática.
 
TI-9 - Qual as dicas que você dá para quem pretende seguir na TI?
Marcelo Silva - No meu ponto de vista pra ser um profissional de destaque na área de informática, você precisa se empenhar o máximo e não ter medo de enfrentar os novos caminhos que aparecem na vida profissional. Sempre esteja aberto a mudanças.
 
TI-9 - Você acha que a Tecnologia da Informação será chave do sucesso das empresas no futuro?
Marcelo Silva - Não só no futuro, mas hoje a tecnologia é o alicerce para qualquer empresa que queira destaque perante as outras. 

TI-9 - Faça uma avaliação completa do que aconteceu em sua vida profissional desde quando você iniciou sua carreira.
Marcelo Silva - Graças a Deus sempre procurei fazer tudo de forma honesta, visando crescer de uma maneira que não prejudicasse ninguém, com toda força de vontade consegui crescer de um simples agente administrativo em 2004 na prefeitura para gerente de suporte que gerencia e garante a segurança de 18 bancos de dados de diversos SGBDs. Com esse crescimento consegui adquirir conhecimentos e qualificações e trabalho hoje no maior núcleo de tecnologia educacional de Parnaíba que é o NTE04, conseguindo também passar nos concursos para professor de universidades particular e pública.
 
TI-9 - Quais os seus planos para o ano de 2011? O que você almeja concluir até o final do ano?
Marcelo Silva - Meus planos para esse ano de 2011 é conseguir viver bem com o que ganho nesses meus empregos e visando sempre o crescimento profissional. 

TI-9 - Agora a palavra e o espaço são seus.
Marcelo Silva - Lembrando que o Núcleo de Tecnologia Educacional de Parnaíba (NTE04) que fica na 1ª Gerencia Regional de Educação do Estado, está de portas abertas para futuras visitas dos interessados em conhecer os projetos vigentes e também comunica que está com matrículas abertas para o curso de informática básica em Linux, o curso é gratuito.

Perfil de Marcelo Silva
Nome completo : Marcelo da Costa Silva
Data de nascimento: 07/04/1982
Cidade onde nasceu : Parnaíba
Comida favorita : Panelada
Bebida favorita : Cerveja
Lazer preferido : Futebol
E-mail :  marcelosilva.ti@gmail.com   
Títulos adquiridos : Licenciado em Computação – UESPI e Especialista em Informática Educativa - INTA 

GOSTOU COMENTE ABAIXO.

Comentários

  1. Cada vez mais interessante esses perfil profissional...

    ResponderExcluir
  2. isso é algo que falta para muitos estudantes de TI, eles precisam se espelhar em alguem que vem obtendo sucesso em sua carreira.

    ResponderExcluir
  3. Quem diria... começou mesmo por baixo
    Gente boa esse cara ai.
    Parabéns aos administradores pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Prof. barreiras aparecem em nossas vidas, mas com determinação e luta podemos supera-las com elegância e destreza... Um abraço a todos! :D

    ResponderExcluir
  5. É verdade, o prof. Marcelo é um exemplo de superação.
    Um verdadeiro guerreiro, que enfrenta as diversidades desse mundo global, e consegue sobresair por cima disso.
    Parabens professor

    ResponderExcluir
  6. Obrigado meus amigos pela postagem!
    Agradeço a todos que comentaram e estou à disposição de quem precisar!
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário