PERFIL : Rodrigo Baluz

Olá pessoal, estamos divulgando mais uma entrevista de um profissional em Parnaíba, onde este possui um enorme conhecimento na área, sendo coordenador do curso de sistemas de informação da FAP, fazendo Mestrado na UNIFOR entre outras gamas de experiências na área que serão comentadas na entrevista abaixo.
Não esquecer de COMENTAR ABAIXO DESSE TÓPICO.





TI-9 - Qual sua formação acadêmica? E como se deu sua trajetória profissional?
Rodrigo Baluz - Tenho formação acadêmica em nível de graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, campus de Teresina-PI. Passando por uma pós-graduação latu sensu de Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Piauiense – FAP/Parnaíba, e atualmente, cursando Mestrado em Informática Aplicada na Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
Tudo começou em 1998, quando aos 16 anos, saindo do Colégio Cobrão, prestei vestibular para Ciência da Computação na UESPI/Parnaíba. Após a festa de aprovação no vestibular, veio à decepção de uma péssima estrutura física e docente no campus de Parnaíba para um curso de tecnologia. Daí então, o desejo pela transferência para o campus de Teresina. Chegando na UESPI/Teresina em 1999, cursando o terceiro bloco do curso, construí minha vida acadêmica e profissional na cidade, passando pelo desenvolvimento de projeto de pesquisa PIBIC, programas de monitoria, e por oportunidades profissionais em empresas de desenvolvimento, entidades públicas, instituições de ensino privadas. Quando em 2005 após sair da gerência de informática de uma indústria laboratorial farmacêutica, decidi pelo retorno a cidade de Parnaíba. Em Parnaíba, foi uma crescente de oportunidades. Inicialmente, como analista de suporte do Curtume Cobrasil, onde fiquei até o início do ano de 2010, chegando a gerente de TI, professor de informática do SENAC e do preparatório de concursos Pré-Cursos. Depois, professor do curso técnico de informática do CEEP, professor substituto do curso que tive origem na UESPI, e professor do antigo CEFET. Chegando ao cargo de professor do curso de Sistemas de Informação da FAP em Fevereiro de 2008, e de forma tão prematura assumindo em Agosto do mesmo ano a Coordenação do curso, até os dias atuais.
TI-9 - Como você decidiu pela área?
Rodrigo Baluz - Meu interesse pela computação começou muito cedo, ou talvez tardio se compararmos ao cenário atual, mais precisamente aos 14 anos de idade, quando ganhei meu primeiro computador pessoal. Daí veio o primeiro curso de informática com o primogênito do Windows, o sistema operacional 3.11. Assinatura da revista InfoExame, leitura de artigos na lenta Internet discada. Tive muito incentivo pela família de cursar outra área, Medicina, sonho de todos os pais para seus filhos. Mas não adiantou, já estava decidido pela Ciência da Computação.
TI-9 - Qual o seu cargo e função na(s) empresa(s) onde trabalha?
Rodrigo Baluz - Hoje desenvolvo o trabalho de professor e coordenador do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Piauiense – FAP em Parnaíba.
TI-9 - Como é sua rotina? Quais os maiores desafios que já encontrou?
Rodrigo Baluz - Acredito que a rotina de todo profissional qualificado passe por horas diárias de estudo. Atualmente, como estou em programa de mestrado, tenho que dividir as horas do dia entre as leituras de artigos, estudo das ferramentas de simulações, com as atividades da coordenação do curso de Sistemas na FAP. Aos finais de semana, a rotina altera-se um pouco, quando tenho que dedicar um tempo para minha família, minha esposa, rotinas de casa.
Desafios já foram muitos, mas nunca me deixei abalar ou vencer. Um dos grandes desafios foi logo no início de tudo, quando ainda aos 16 anos saí para estudar em outra cidade, e morar sozinho. Sair da casa de mamãe é difícil. Mas, hoje agradeço a Deus por isso, pois fez-me amadurecer muito cedo, acordar para a vida. Depois outro grande obstáculo foi quando decidi retornar a Parnaíba em 2005 e deixar todos os 7 anos de Teresina, contatos e vida profissional para trás. Por fim, o maior de todos talvez, quando chegou-me o convite para assumir a coordenação do curso de Sistemas da FAP. Maior, por que ali não era apenas um profissional buscando vencer, e sim, vários alunos depositando em você o sucesso do curso que escolheram para o aprendizado profissional.
TI-9 - Quais os segmentos mais promissores dentro da Tecnologia da Informação?
Rodrigo Baluz - Não vejo segmentos promissores na área de Tecnologia da Informação. Acredito que todas as áreas que atuam em TI sejam promissoras. Estudamos uma meta-ciência, e com isso, estamos inseridos no futuro de todas as outras áreas de formação. Entretanto, o que presenciamos é um déficit, números alarmantes de falta de profissional para o mercado absorver. Isso deve-se a falta de profissionais qualificados, profissionais que busquem sempre mais, que não apenas um curso de graduação. Destaco atualmente, alguns segmentos, como: computação em nuvem, computação autonômica, robótica, informática na saúde, algumas das grandes áreas de estudo e pesquisas. Mas não podemos deixar de lado as tradicionais áreas de gerente de projetos, analistas de suportes de rede, administradores de banco de dados, analistas de negócios, enfim.

TI-9 - Qual a importância dos cursos e constantes especializações para os profissionais da sua área?
Rodrigo Baluz - Não apenas para a área de Tecnologia da Informação, mas como para todas as outras áreas de formação é fundamental a formação continuada. Procurar por cursos de pós-graduação, certificações profissionais, cursos de MBA são fundamentais para garantir o sucesso profissional, uma melhor qualificação e assim ser absorvido pelo mercado. Estudos no ano passado apontaram que o Brasil pode chegar ao número déficit de 200 mil profissionais de TI até 2013. Isso é alarmante, se comparado com o número de cursos superiores que temos no Brasil na área de Tecnologia da Informação. Algo está errado.
TI-9 - Quais as dicas que você dá para quem pretende seguir na TI?
Rodrigo Baluz - Inicialmente dedicar-se 100% a sua vida acadêmica enquanto dentro de um curso de graduação. Este é o momento de aprender, de arriscar, de errar e ser corrigido. Ousar é o melhor verbo para se conjugar enquanto acadêmico. A nossa área é muito dinâmica, devendo assim ser atualizado sempre, de novas ciências, novas áreas, novos caminhos. Por fim, uma dica não menos importante, é que devido à diversidade de nossa área, devemos escolher uma área para nos profissionalizarmos. Após escolhida, é especializar-se, buscar formação para aquele segmento, estudar, estudar e estudar. A receita é fácil, e o melhor, só depende de nós mesmos.
TI-9 - Você acha que a Tecnologia da Informação será chave do sucesso das empresas no futuro?
Rodrigo Baluz - Não, não acho que seja do futuro. Foi do passado, é do presente e será para sempre. Imagine o caos que seria hoje, se em 1990 não tivéssemos o advento da Internet. A cada dia que paramos para assistir um telejornal, vemos a importância, o valor agregado que nossa área de TI leva as demais áreas. Na Medicina inúmeros avanços e estudos ainda serão desenvolvidos adicionados aos recursos computacionais. No Governo, a computação em nuvem, a nuvem governamental pode revolucionar os sistemas e serviços públicos. Basta olharmos para a Google, que por 3 anos consecutivos é a maior empresa em faturamento e a melhor empresa para se trabalhar no mundo.
TI-9 - Faça uma avaliação completa do que aconteceu em sua vida profissional desde quando você iniciou sua carreira.
Rodrigo Baluz - Só tenho a agradecer a Deus pelo avanço que venho tendo a cada dia na minha vida profissional. Analisando de forma superficial, saí de graduado e desempregado no início de 2005 ao chegar em Parnaíba, a passar por todas as grandes instituições de ensino de Parnaíba, ficando por 5 anos como gerente de TI de uma multinacional no ramo de couros, conseguindo os títulos de Especialista em Análise de Sistemas e agora podendo cursar um programa de Mestrado em Informática Aplicada. Todas as experiências são fantásticas, nada foi fácil, mas busca, dedicação e empenho são as palavras para o sucesso.
TI-9 - Quais os seus planos para o ano de 2011? O que você almeja concluir até o final do ano?
Rodrigo Baluz - Primeiramente, desejo conseguir representar e apresentar o curso de Sistemas de Informação da FAP à comissão de avaliação do MEC, permitindo assim reconhecer o curso com uma nota louvável. Não acharia ruim um conceito 4 como nota de avaliação. Depois, quero poder estar em processo final de escrita de minha dissertação de Mestrado na área de disseminação de informações em Redes Veiculares. Agregado a isso, poder ter aprovações de artigos em submissões para eventos, congressos e workshops internacionais.
TI-9 - Agora a palavra e o espaço são seus.
Rodrigo Baluz - Inicialmente, quero louvar a iniciativa que este grupo de alunos do curso de Sistemas da FAP tiveram ao criar e promover o blog TI-9. São de pequenas iniciativas que surgem os grandes casos de sucesso. Lembrem-se da história de Bill Gates com a Microsoft. Gostaria também de agradecer ao apoio sempre dado pelos alunos de Sistemas da FAP a gestão desenvolvida por minha pessoa ao longo destes 3 anos de coordenação. Acredito que o trabalho desenvolvido vem colocando não só o curso de Sistemas da FAP, mas também a cidade de Parnaíba, em uma posição de destaque no estado do Piauí quando falamos de Tecnologia da Informação. Ao leitor, aos meus alunos, quero deixar a última mensagem: Aproveitem o tempo de graduação, para fazer o melhor trabalho possível, para se destacarem, para participarem de todos os programas da IES (monitoria, iniciação científica, eventos), para que ao final, quando estiverem na solenidade de colação de grau, prestes a receberem seus diplomas e título de bacharel, possam olhar e dizer “Eu fiz a diferença no meu curso de graduação, Eu deixei meu nome marcado definitivamente na história do meu curso, graças ao Meu esforço e a Deus”. Obrigado pelo convite e espaço para a entrevista.

Perfil de Rodrigo Baluz
Nome completo: Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz
Data de nascimento: 11 de fevereiro de 1981
Cidade onde nasceu: Parnaíba-PI
Comida favorita: Churrasco
Bebida favorita: Cerveja
Lazer preferido: Praticar esportes
E-mail: rodrigobaluz@gmail.com
Títulos adquiridos: Mestrando em Informática Aplicada, Especialista em Análise de Sistemas, Bacharel em Ciência da Computação.

PRÓXIMA SEMANA APRESENTAREMOS MAIS UM PERFIL. ACOMPANHE!!!  E NÃO ESQUEÇA DE COMENTAR ABAIXO.

Comentários

  1. Olá, quero dizer q é de grande importancia ler essa entrevista.
    Me considero um estudante de TI, muito ausente na área, e vcs criadores da zona, me espiraram a continuar o curso e me esforçar. Li a entrevista e adorei o perfil do Rodrigo, pessoalmente eu não o conheço, mas desde ja o considero como amigo, pelo conselho... Obrigado galera do ti9 e obrigado rodrigo pelas dicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário