PERFIL : Tiago Damasceno

Iniciamos nossa entrevista com Tiago Damasceno um jovem profissional que se formou na Faculdade Piauiense no final do ano de 2009, e atualmente atua no mercado de Parnaíba e municípios locais, pela sua empresa TDA Informática. Acompanhe detalhes sobre a entrevista.








TI-9: Qual sua formação acadêmica? E como se deu sua trajetória profissional?
Tiago Damasceno: Sou Bacharel em sistemas de informação pela Faculdade Piauiense da turma de concludente 2009.2. A minha trajetória profissional se deu em 1997 quando tive a oportunidade de aprender informática básica em um curso na MCM, desde então me identifiquei muito com a área.
TI-9: Como você decidiu pela área?
Tiago Damasceno: O imenso campo de abrangência da profissão.
Nós profissionais de TI temos a possibilidade de trabalhar em todas as áreas do mercado de trabalho, desde áreas médicas, publicitárias etc...

TI-9: Qual o seu cargo e função na(s) empresa(s) onde trabalha?
Tiago Damasceno: Atualmente sou empresário, tenho minha própria empresa a TDA Informática (www.tdainformatica.com.br), empresa de consultoria em informática que atua na área de desenvolvimento web, design gráfico, webdesign e infraestrutura de redes Linux e Windows, além de prestar suporte a pessoas físicas e jurídicas.
Anteriormente assumir cargos de gerente de TI em  Empresas como o Curtume Cobrasil e Q-odor. Hoje assumo o papel de Consultor de TI de ambas. Atualmente as tenho essas empresas em meu leque clientes. 
Como disse anteriormente, podemos atuar em diversas áreas, atualmente também sou professor de informática em preparatórios para concurso.
TI-9: Como é sua rotina? Quais os maiores desafios que já encontrou?
Tiago Damasceno: Minha rotina durante a semana é bem agitada, monotonia é uma terminologia ausente em meu dia-a-dia. Todo dia aparecem novos desafios profissionais que me incentivam a busca de conhecimento.
Os desafios no qual já enfrentei foram muitos, mais com perspicácia, dedicação e vontade de aprender consegui supera todos eles!
TI-9: Quais os segmentos mais promissores dentro da Tecnologia da Informação?
Tiago Damasceno: É muito relativo, cada profissional pode obter sucesso independentemente de qual área da TI ele decida seguir, desde desenvolvimento web, desenvolvimento desktop a infraestrutura de redes, gestão de banco de dados até análise de sistemas, enfim, a oferta é muito grande, o profissional pode obter uma carreia promissora em qualquer uma delas, basta ter identificação além de dedicação e profissionalismo.


TI-9: Qual a importância dos cursos e constantes especializações para os profissionais da sua área?
Tiago Damasceno: Essencial!! A Formação continuada só traz bons frutos a todos os profissionais de qualquer área, e em especial aos da TI, devido à grandes atualizações de tecnologias no mercado.
TI-9: Qual as dicas que você dá para quem pretende seguir na TI?
Tiago Damasceno: Primeiramente Dedicação e força de vontade com essas características já é um bom começo!
Em seguida gostar da área, tem muita gente que não se identifica com computação, devido ao grande número de disciplinas que exigem muito de conhecimentos matemáticos, inglês e raciocínio logico, matérias não muito populares entre os estudantes de ensino médio e técnico. Com dedicação e força de vontade você aprende a gostar!

TI-9: Você acha que a Tecnologia da Informação será chave do sucesso das empresas no futuro?
Tiago Damasceno: A chave do sucesso!! Acho que esse termo não seria muito correto em atribuí-lo para nossa profissão. Uma empresa é composta por diversos profissionais, como administradores, contadores, advogados e até vigilantes, onde cada uma desempenha um papel tão importante quanto o de um profissional de TI.

Os Administradores são responsáveis pela gestão das empresas desde recursos humanos até decisões de investimento etc... Os contadores são responsáveis pela área fiscal e também administrativa. Os advogados primam pela em manter a empresas dentro do conformes da lei e por fim o vigilante, que prima pela segurança dos bens da empresa, inclusive dos servidores e computadores. 

O que quero dizer com isso é cada profissional é responsável, ao seu modo, pelo sucesso da empresa, contudo nós profissionais de TI a cada dia que passa, somos mais solicitados pelas empresas devido a grande informatização de procedimento cotidianos laborais, com isso, eu penso que nós não somos a chave do sucesso das empresas do futuro, mais seremos profissionais indispensáveis para elas.

TI-9: Faça uma avaliação completa do que aconteceu em sua vida profissional desde quando você iniciou sua carreira.
Tiago Damasceno: Uma avalição completa!! Bom, tudo de bem material que conquistei foi através da minha profissão, minha primeira motocicleta, meu primeiro carro, minha futura casa enfim tudo fruto de muito trabalho e dedicação. Quanto ao quesito social, conquistei muitas amizades com meus colegas de faculdade e principalmente meus professores, onde tive a oportunidade de fazer inúmeros contatos profissionais que me propiciaram alguns bons recursos monetários.
No Geral não fiquei e não sou rico, mais pretendo ficar! rsrsrs! Contudo o que ganho da o suficiente para pagar minhas contas!
Só que eu quero mais, sempre mais, pretendo dar continuidade a minha formação fazendo especializações, metrados e doutorados.


TI-9: Quais os seus planos para o ano de 2011? O que você almeja concluir até o final do ano?
Tiago Damasceno: Os planejamentos para esse ano de 2011 estão sendo cumprido progressivamente, contudo a meta maior é montar a sede da empresa até o final do ano, Com muita fé em Deus e em seu filho Jesus Cristo, eles me darão força de vontade e perspicácia para conseguir esse objetivo maior.

TI-9: Agora a palavra e o espaço são seus.
Tiago Damasceno: Cordialidade com as pessoas é fundamental, aprenda a ouvir e aceitar críticas principalmente de profissionais mais experientes, dessa forma você sempre melhorará seu desempenho. Tenha sempre os pés no chão, não prometa aquilo que você não possa cumprir, a confiança é fator indispensável para o perfil do profissional da TI. Trabalhe com ética e transparência, não queira levar vantagens em cima do trabalho dos outros, quando você precisar de ajuda de outros colegas ou profissionais, isso você com certeza vai acontecer com você, seja sincero quanto aos ganhos e dimensão do trabalho e por fim estude, se atualize, faça cursos, participe de encontros, palestras seja mais ativo dentro da faculdade, faça monitorias, artigos, participe de pesquisas, tudo isso é muuuuuuuuuuito relevante após sua formação.
No Geral somos eternos aprendizes, sempre em busca de conhecimento tenha humildade acima de tudo!!


Perfil de Tiago Damasceno

Nome completo: Tiago Damasceno de Almeida
Data de nascimento: 03/06/1981
Cidade onde nasceu: Parnaíba
Comida favorita: Churrasco
Bebida favorita: Whisky
Lazer preferido: Pesca submarina
E-mail: tdamasceno@gmail.com
Títulos adquiridos: Bacharel em Sistema de Informação

PRÓXIMA SEMANA APRESENTAREMOS MAIS UM PERFIL. ACOMPANHE!!!

Comentários

  1. POSTAGEM COM RÉCORD EM ACESSOS... PESSOAL VAMOS COMENTAR.

    ResponderExcluir
  2. Este cidadão é um bom exemplo de um profissional de sucesso. Tenho profunda admiração pela sua dedicação e total confiança, quando o indiquei para os cargos de Gerente de TI da Qodor, e posteriormente substituindo-me na Cobrasil. Deixo este perfil como estímulo aos hoje alunos de meu curso. Dedicação, que futuramente serão recompensados.

    ResponderExcluir
  3. muito legal, saber q existem pessoas com menos de 2 anos na área e ja tem uma boa experiencia para compartilhar com os outros... parabens ae cara...

    ResponderExcluir

Postar um comentário