Será teste de Software realmente importante?

Qual a real importância de se testar? – Essa pergunta para melhor responder seria bom uma explicação rápida sobre o assunto.

Cada dia que se passa e introduzido mais e mais software juntamente com as novas tecnologia sendo utilizados em celulares, bancos, meios de transporte, áreas medicas dentre outras, O grande desafio das empresas é produzir softwares com qualidade, em um curto espaço de tempo, com baixo custo e atender as expectativas do cliente com o produto desenvolvido, ou seja, atender aos requisitos impostos pelo mesmo.

Para evitar problemas de software é necessário investir em testes, pois, testes em sistemas e em documentações reduzem os riscos da ocorrência de defeitos do software no ambiente de produção onde são encontrados pelo cliente, contribuindo assim para a qualidade dos sistemas, pois, quanto mais cedo os defeitos forem encontrados antes da implantação do sistema o custo de correção é menor em relação ao encontrado da fase de produção.

Testar software não é somente executá-lo com a intenção de encontrar erros, existem várias atividades como: planejamento e controle, escolha das condições de teste, modelagem dos casos de teste, checagem dos resultados, avaliação de conclusão dos testes, geração de relatórios como também a revisão dos documentos. Algumas pessoas confundem a atividade de depuração (debbuging) com a atividade de teste, mas elas diferem. Pois, a atividade de teste pode demonstrar falhas que são causadas por defeitos enquanto a depuração é uma atividade de desenvolvimento que repara o código e checa se os defeitos foram corrigidos corretamente para então ser feito um teste de confirmação por um testador com a intenção de certificar se o mesmo foi eliminado.

Com isso deixa mais claro a importância de se testar, pois não é um tempo a mais gasto em um projeto de desenvolvimento de software, mas sim tempo reduzido de correção depois da implantação, agora e só repensar no que é melhor fazer, e esclarecer os pontos principais na hora de fazer o sistema, para que não se prejudique, fazendo não ter confiabilidade tanto de seus programas quantos dos demais da área.

Fonte de pesquisa para esse topico: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2775/Introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-Teste-de-Software.aspx

Comentários

  1. O fato é que foi dado uma pincelada básica sobre o assunto, para que não ficasse um texto grande e cansativo de se ler...
    espero que gostem, e deixe sugestão...

    ResponderExcluir

Postar um comentário