Arduino Jedi

Alunos da UESPI, criaram um blog sobre Hardware Livre, automação e robótica com Arduino.
o Blog TI-9 divulga aqui o Arduino Jedi (http://arduinojedi.wordpress.com/)

FONTE: http://arduinojedi.wordpress.com/2011/05/21/led-blink-piscando-o-led-usando-arduino/

LED Blink – Piscando um LED usando Arduino

Esse projeto é considerado o Hello World (Alô Mundo) do arduino pois é um dos mais básicos a ser feito que é fazer um LED ficar piscando.

1  – Material necessário para o projeto
Um Arduino (O arduino usado no vídeo foi um seeeduino Stalker ATmega 328);
Um LED;
Um cabo USB-mini b;
Um UART USB;
Um computador com o software ArduinoIDE instalado;

2 – Projeto/Montagem no Arduino
LED – Diodo emissor de luz que quando energizado emite luz visível.
Para esse projeto não vai requerer muitos conhecimentos em eletrônica, basta identificar onde está localizado os pinos digitais 13 e GND na sua placa arduino.
Depois de ter identificado os pinos, agora identifique no LED as “pernas” positiva e negativa. A positiva é a perna maior e a negativa é a menor.
Para colocar o LED no Arduino corretamente, basta encaixar a parte positiva dele no pino 13 (saída de energia), e a negativa no pino que fica ao lado do 13, o GND(terra).

3 – Código Fonte
O primeiro passo para começar a mexer no arduino é obter um, claro, mas a segunda coisa a se fazer é o download e instalação do software Arduino IDE, que é uma pequena IDE que entende a linguagem do Arduino, compila e envia o código para a placa.
Essa linguagem do Arduino é uma variação do C, onde existem muitas blibliotecas que auxiliam  no desenvolvimento.

Código usado no video:

int ledPin = 13;   //LED conectado ao pino 13
// A função() setup é chamada assim que o programa iniciar e  é executada apenas uma vez.
void setup(){
pinMode(ledPin, OUTPUT);   // Seta o pino 13 como saída
}
// a função loop() é executado continuamente enquanto o Arduino for alimentado
void loop(){
digitalWrite(ledPin, HIGH);         // Seta o LED como ligado
delay(1000);                                      // Espera 1 segundo
digitalWrite(ledPin, LOW);          // Seta o LED como desligado
delay(1000);                                      // Espera 1 segundo
}

Comentários

  1. Não custa nada estudar eletrônica, vocês da UESPI só se preocupam com a programação, haja visto que vemos claramente no video a falta de conhecimento e experiência na área de eletrônica. Programação é meio e não fim.

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento de eletrônica é necessário SIM, mas o arduino foi projetado exatamente para o pessoal que mexe com programação mas não sabem eletronica, e o povo da eletronica que não sabe programar! Essa foi a ideia inicial, estreitar essa divisão entre a computação e eletrônica afim de contruir coisas bacanas que atendam outras áreas do conhecimento!

    ResponderExcluir
  3. esse otários q falam sem saber é foda ñ a necessidade de conhecimento na aria especifica pois ele foi desenvolvido para todos os tipos de usuários e a galera da uespi sao fodas muito bom o vídeo

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bem bolado o video, tanto os comentários quanto o material em si, até porque a nossa área é programação e não iria ficar muito legal se eles colocassem foco na eletrônica, pois os nossos cursos são os de ciencias da computação, nós aki do IFPI como tec em informática e o vocês da FAP sistemas (mais focado ainda na programação).. Parabéns ao pessoal da UESPI, bela iniciativa e bola pra frente!!

    ResponderExcluir
  5. muuuuuuito bom o video e mandem mais postagem

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Apoiado pelo Chuck Norris!!!!
    haha, ficou muito louco!! =D
    Fuck yea!

    ResponderExcluir
  7. Em resposta ao primeiro Anônimo e a única crítica destrutiva apocalíptica, Nós Relés(rsrs) mortais da UESPI temos disciplinas no Curso de Computação que vão de empreendedorismo a Circuitos Digitais(informe-se mais), mas nosso foco é outro(eletrônica é só mais um meio). em relação ao comentário "haja visto que vemos claramente no video a falta de conhecimento e experiência na área de eletrônica" Kra vc é ninja?, a qualidade do Vídeo ta péssima, eles fizeram o que de errado? e vc identificou isso de primeira, rsrs!!

    Se o Chuck Norris apoia é porque é bom mesmo. boa sorte e Que a Força esteja com vocês!!, rsrs

    ResponderExcluir
  8. Galera, nossas áreas é voltada a áreas da TI, não é pq eu faço tecnico ou sistemas na informatica que eu devo me prender só nesse marasmo, eu como profissional de TI devo me ater as necessidades que sujem no mercado. Fiquem apertando a mesma tecla que vocês verão o texto que será digitado.
    Portanto fica ai a dica, vamos em busca de conhecimentos sempre é bom agente ter um conhecimento a mais, não precisa se aprofundar mas ja serve de chave para abrir futuras portas no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário