Robô pode imitar sua dança

Fonte: http://spectrum.ieee.org/
Tradução: Raphael Kennedy

              Imagem: www.tecnologiasdeultimogrito.com

CMU's Ben Stephens é o sortudo de ter um Sarcos humanóide para brincar, e brincar com ele usando um sistema de captura de movimentos para ensinar o robô a dançar, porém: enquanto dança, o robô consegue não cair, mantendo seu equilíbrio dinâmico, chegando o mais próximo possível de repetir e capturar movimentos de dança humana.




Em ambientes não estruturados o equilíbrio é um grande problema para os robôs, pois eles nunca sabem quando podem acidentalmente ser empurrados por um homem rebelde. E é importante que o robô seja capaz de lidar com o “ser empurrado”, parcialmente por causa do robô complicado e caro, mas também para todas as crianças pequenas e / ou animais de estimação que podem encontrar-se debaixo de um robô com habilidades de equilíbrio inadequado. Para este fim, Ben foi ensinar o robô Sarcos a lidar com um empurrão da mesma forma que os seres humanos: tomando um passo à frente para manter o equilíbrio.



Se você já viu robôs humanóides fazendo praticamente qualquer coisa, você provavelmente percebeu que eles são bastante horríveis em manter seu equilíbrio. Vamos esperar que investigações como esta, eventualmente escorra ao nível do consumidor, se não por outra razão que para fazer futebol de humanóides e competições de kung-fu com humanóides um pouco mais interessantes.

Comentários